PESQUISA E EXTENSÃO

Professores do NECT

GRUPO DE PESQUISA
O grupo pesquisas em Educação e Tecnologia do NECT vem estudando aspectos relacionados às temáticas da tecnologia em interface com a Sociedade, com a Educação e com a Pedagogia. Formado pelos Profs. Cleder Tadeu, Atiná Pinter, David José e Alecir Carvalho, o grupo focalizou neste ano de 2010 o debate sobre o advento da tecnologia, a partir da idéia de Modernidade, dialogando com autores como A. GIDDENS e D. BELL. A idéia do grupo é discutir também a relação entre Tecnologia e Sociedade, a partir da idéia de sociedade pós-moderna visitando obras de teóricos como J. P. LYOTARD.


PROJETO DE EXTENSÃO SOBRE OBJETOS DE APRENDIZAGEM
O projeto de extensão sobre objetos de aprendizagem tem como objetivo oferecer um curso para professores de escolas públicas interessados em trabalhar como novas possibilidades tecnológicas. Neste sentido, se escolherá em conjunto com os educadores, uma oficina sobre um assunto curricular de interesse comum visando desenvolver com os alunos em sala de aula atividades que envolvam ou a construção ou a experimentação de objetos de aprendizagem que possam enriquecer a prática pedagógica dos estudantes e docentes envolvidos. A intervenção tem previsão de ser realizada em um dia da semana, no período diurno, durante aproximadamente dois meses e será oferecida certificação para os participantes. Abaixo está o vídeo produzido pela equipe do projeto e que será utilizado em uma das etapas da formação dos professores.




PROJETO REGÊNESIS 
O Projeto de Extensão "Regênesis" busca oferecer as escolas de ensino básico acesso ao conhecimento produzido no campo da tecnologia e educação potencializando assim os espaços da universidade e os laboratórios das próprias escolas, no sentido de capacitar os professores visando revigorar as práticas desenvolvidas no interior dos ambientes informatizados de aprendizagem destas instituições de ensino. Para atingir os objetivos do projeto, pretende-se criar um banco de dados, com softwares livres, sites educativos, objetos de aprendizagem e jogos educacionais, além de realizar pesquisas bibliográficas sobre as temáticas da formação continuada de professores e informática educativa, a fim de incluir estes conhecimentos/recursos na realidade escolar. Serão oferecidos mini-cursos e oficinas aos professores, de forma a contribuir e ampliar o uso destas tecnologias nas instituições de ensino envolvidas. 




Bolsista do Projeto REGÊNEIS


Espera-se que o projeto contribua para a capacitação dos docentes na utilização das tecnologias em diálogo com sua formação específica, de forma que os educadores tenham a capacidade de articular os conteúdos abordados nas suas respectivas disciplinas com as novas possibilidades didáticas que os novos recursos pedagógicos oferecem.

Apresentação de Slides