ESPAÇO POIESIS

Diálogos sobre Educação e Tecnologia


No dia 06 de Abril deste ano, o NECT recebeu a visita do Prof. Dr. Pedro Jorge Zany Pampulim Martins Caldeira do Centro de Investigação da Universidade Nova Lisboa. O professor e pesquisador português, que tem se dedicado a discutir a relação Educação, Tecnologia e Pessoas foi o convidado pelo núcleo em parceria com o CEPEAD – CENTRO DE PESQUISAS EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA da UEMG para participar do 1º Diálogos sobre Educação e Tecnologia. Ele conheceu os projetos de pesquisa desenvolvidos pelo NECT, houve uma reunião teórica com professores do núcleo e o professor visitante ainda conheceu o Espaço POIESIS dedicado a produção de mídias para a educação. Houve também um encontro bastante interativo no auditório da FAE,  que contou com a participação de aproximadamente 100 alunos de vários períodos, além de vários professores da casa e se desenvolveu na forma de um bate papo com intensa participação dos estudantes e educadores, além da interlocução dos Profs. Luciana Zenha, Alecir Carvalho, Cleder Tadeu, José de Souza Miguel, Regina Cruz e Patrícia Caetano dentre outros. Após o debate interativo, o prof. Pedro Caldeira teve a oportunidade de conhecer a direção da FAE que em reunião com o NECT e CEPEAD demonstrou o interesse em estabelecer parcerias entre as duas instituições. A previsão é que no segundo semestre de 2010 haja novamente o II Diálogos do núcleo.








Educação e Mídias

O Espaço POIESIS de Educação e Mídias tem possibilitado o desenvolvimento de várias atividades acadêmicas envolvendo o uso de recursos tecnológicos. Destaca-se a confecção de animações (em fase de acabamento), a realização de cursos, a produção de programas de rádio, reuniões de grupos pesquisa e estudos de textos acadêmicos, além da abertura do espaço para estudantes que necessitem utilizar a internet ou programas específicos de edição de áudio, vídeo e imagem. Além disso, o POIESIS abre espaço para os professores que realizam orientação de monografias relacionadas as temáticas da Educação, da Comunicação e da Tecnologia.


V Ciclo de oficinas de Educação, Comunicação e Tecnologia





Neste 1º semestre de 2010 ocorreu o V ciclo de oficinas de Educação, Comunicação e Tecnologia, que foi realizado pelo NECT e contou com a participação dos professores Cleder Tadeu, Atiná Pinter, David José, Letícia Shneider, Sidnei Hubert e Alecir Carvalho. As oficinas que tiveram caráter extensionista, também foram validadas como práticas pedagógicas de formação para os alunos do curso de Pedagogia da FAE/CBH/UEMG, onde foram emitidos 38 certificados de participação. Foram sete (07) oficinas realizadas durante os meses de Maio e Junho, nos ESPAÇOS EDUCARE E POIESIS, totalizando assim uma carga horária de 30 horas/aula. Participaram do V Ciclo de Oficinas do NECT aproximadamente cinqüenta (50) alunos, além de professores do núcleo, bolsistas e estagiários.

Apresentação de Slides