sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Ousando e experimentando o universo das TIC

O NECT, implantado e estruturado em 2001, constitui-se em núcleo de estudos e pesquisas que tem como preocupação central a formação do futuro profissional da educação para a adequada utilização dos diversos meios tecnológicos e recursos didático-pedagógicos e também busca promover um debate sobre as práticas pedagógicas em interseção com as diversas tecnologias. Atualmente o núcleo está estruturado em quatro linhas de pesquisa: Educação a Distância, Mídia-Educação, Informática Educativa e Pós-Industrialismo. Abaixo alguns professores que auxiliaram na construção da Política de Educação e Tecnologia do NECT entre 2000 e 2009:


Prof. Haroldo Bertoldo
Prof. Carlos Helmar
Prof. Daniel Mill
Prof. André Duarte








Objetivos

Oficina realizada no Espaço POIESIS
Os objetivos do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Educação, Comunicação e Tecnologia estão de acordo com o princípio do Ministério da Educação de ampliar o processo de universalização do uso de novas tecnologias no sistema público de ensino. Por se tratar de um núcleo estruturado no âmbito de uma instituição pública, o NECT preocupa-se em formar educadores competentes para atuar nas diversas instâncias educacionais, em especial nos espaços públicos como escolas municipais e estaduais. O NECT realiza atividades de estudos, pesquisas e intervenções no âmbito do Ensino, Pesquisa e Extensão.

Espaço EDUCARE - Educação e Informática
Espaço POEISIS de Educação e Mídias

Tecnologia e Pedagogia

O Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Educação e Tecnologia desenvolve aulas práticas e teóricas, junto aos alunos do curso de pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais nos núcleos formativos II, VI, VII e VIII.
Essas atividades correspondem à atuação do NECT na área do ensino e a formação na área tecnológica está voltada para o oferecimento de disciplinas denominadas de “Estudos sobre Educação e Tecnologia com ênfases em “Sociedade da Informação” no II NF, “Mediação Tecnológica” no VI NF, “Mídias e Educação” no VII NF e “Informática Educativa” no VIII NF. Abaixo os professores membros do NECT/FAE/UEMG atualmente.

Prof. Maria Alice Guardieiro
Prof. Tadeu



Prof. Luciana Zenha


Profs. Atiná Pinter e David José





Prof. Alecir Carvalho
 

Prof. Letícia Shneider 


Prof. Sirléia Rosa


Apresentação de Slides